RS – Odontologia abre sala de espera educativa para crianças

Rio do Sul

O Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde de Rio do Sul abriu nesta semana, um espaço que funciona como sala de espera para os pacientes da odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas. Este espaço tem por objetivo a promoção de saúde e possibilitará ao pequeno paciente e aos responsáveis, a aquisição de informações para que possam atuar na melhoria da qualidade de vida.

Várias atividades e dinâmicas estão sendo desenvolvidas, como escovação supervisionada com atividade lúdica, contação de história, musicalidade, desenhos, pinturas e modelagens, jogos e brincadeiras, vídeos educativos e experiências.

As atividades serão desenvolvidas diariamente enquanto a criança e responsáveis aguardam serem chamados para a consulta odontológica no CEO, que fica na Policlínica.

“Estamos muito satisfeitos com o início do projeto”, comenta a Diretora do Departamento de Odontologia, Tânia Regina Cipriani. Ela lembra que enquanto as crianças aguardam o atendimento odontológico, aprendem brincando, sendo uma forma de retirá-las da ociosidade e minimizar o estresse na sala de espera. “Além do aprendizado nos cuidados da saúde bucal, as atividades desenvolvidas impactam na melhora da cooperação do paciente durante o tratamento odontológico, o que diminui a ansiedade e o medo infantil”, destaca.

Os atendimentos da odontologia de Rio do Sul são feitos nas unidades de saúde e Policlínica de segunda a sexta-feira, com 70% da capacidade de agenda para consultas, além de urgências e emergências. Além disso, a equipe também atende todos os dias das 18h às 22h na UPA 24h, com plantão e sobreaviso nos finais de semana e feriados.