PI – Prefeitura investe em pavimentação de ruas com concreto

Piên

Nesta semana a prefeitura de Piên fez a pavimentação da primeira rua em concreto. A rua que recebeu o pavimento foi a rua Castanhal, localizada no bairro de Avencal. No local foi aplicado uma camada de concreto com 12cm de espessura, além de meio fio e acabamento. Este novo modelo de pavimentação será levado para outras ruas da cidade, que apresentem condições semelhantes.

Mais rápido, barato e duradouro são algumas características que estão fazendo os municípios do sul do país a utilizar este tipo de pavimentação. Aqui no município nesta primeira etapa será realizado o serviço em 7 ruas, sendo as ruas Castanhal (em execução), São Carlos, Colombo, Mauá e Gralha Azul no bairro Avencal e também as ruas João Hanuch e General Carneiro, em Trigolândia. Somadas todas as ruas a pavimentação será de aproximadamente 1 quilômetro.

Para realizar a pavimentação primeiramente a prefeitura faz uma revisão de toda a rede pluvial, substituindo tubos e refazendo a rede quando necessário. Após isso é feito o nivelamento da rua e a colocação de meio fio. “Depois de pronto despejamos o concreto e fazemos o acabamento. É neste momento que pedimos a colaboração de toda a comunidade, como o concreto necessita de um período de cura, isolamos a via para não acontecer nenhum tráfego tanto de pedestres como de veículos. Precisamos do auxílio dos moradores para cuidar do local e garantir que não haverá trânsito no concreto ainda cru, pois isso interfere no resultado do trabalho e pode causar rachaduras ao longo do tempo”, frisou o secretário de viação e Serviços Rodoviários Helio Clemente. O secretário detalha ainda que no período de cura ainda são feitos os cortes de dilatação, para evitar rachaduras com o passar do tempo.

Todo o trabalho vem sendo aprovado pela Associação Brasileira de Concreto Portland (ABCP), que possui convênio com o município e realiza apoio gratuito aos projetos e técnicas desenvolvidas. Segundo o engenheiro civil Alexsander Maschio, gerente da regional sul da ABCP, o pavimento de concreto vive um “momento ímpar” nos três Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). “A onda é favorável e precisamos aproveitá-la ao máximo para colocar a solução em concreto no lugar que ela merece”, afirma.

O prefeito Maicon Grosskopf destacou que desde o início do ano estão sendo buscadas novas saídas para problemas existentes, como é o caso destas vias que dificilmente receberiam o asfalto convencional. “São locais que é difícil a captação de recursos para pavimentação devido a metragem não se encaixar nos padrões para financiamentos”, comentou o prefeito. A partir disso foi realizado um trabalho para conhecer novas soluções visitando municípios que já trabalham com o concreto e conferindo a qualidade do material. “Primeiro trabalhamos com planejamento para realizar as obras, e agora as pessoas já podem começar a ver todo este trabalho dando frutos, a cidade está ficando diferente e isso tem deixado Piên com um clima melhor pra se viver”, finalizou Maicon.