SBS – Saúde do município aguarda envio de mais doses

São Bento do Sul

A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul passa a reduzir, a partir desta quarta-feira (23), sua capacidade de aplicação para a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O motivo é a redução no número de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde para o município. Na última remessa, foram apenas 1.302 doses, sendo que a capacidade de aplicação na Central de Vacinação chegou a ser de 600 a 700 doses por dia.

Devido ao baixo estoque, há somente vacinas para serem aplicadas até esta segunda-feira (28), sendo o procedimento retomado apenas após novos imunizantes chegarem a São Bento do Sul. Por conta disso, somente pessoas com 50 anos ou mais ainda serão imunizadas com a primeira dose.

“O problema está restrito, neste momento, apenas à primeira dose. Quanto à aplicação da segunda dose, por enquanto está tudo dentro do programado. Assim como São Bento do Sul, diversos outros municípios enfrentam este problema devido ao envio de lotes menores do que o necessário para seguir com o cronograma de imunização”, explica a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren.

Cristiane informa ainda que o agendamento para a vacinação é realizado conforme o número de doses da vacina recebido pelo Ministério da Saúde. “Já informamos à Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) a baixa nos estoques do imunizante. Estamos aguardando o envio de novas doses para seguir com a vacinação”, comentou.