Município já ultrapassa 2,1 mil doses de vacina aplicadas

Piên

Desde o início da vacinação o município de Piên tem priorizado a aplicação das doses assim que são disponibilizadas para a cidade. A campanha que iniciou com idosos acima de 90 anos já está na faixa de aplicação da primeira dose nos idosos de 63 anos. Apesar do imunizante chegar ao município em pequenas quantidades a equipe da secretaria de Saúde tem se esforçado para atender a população.

Nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30, a meta é vacinar os idosos com 63 anos ou mais, cerca de 120 pessoas. Os profissionais de saúde foram os primeiros a serem vacinados e no total já somam 234 pessoas com a primeira dose e 203 com a segunda dose. Na sequência foram vacinados os idosos acima de 64 anos, dos quais 1.144 pessoas receberam a primeira dose e 560 a segunda dose. Até o momento foram aplicadas 2.141 doses da vacina contra o Coronavírus.

O prefeito Maicon Grosskopf tem solicitado para a equipe da saúde atenção total para aplicar com urgência os imunizantes. “É uma batalha muito grande da qual não podemos perder tempo. À medida que as vacinas chegam as equipes estão orientadas para de forma organizada aplicar nas pessoas, seguindo a faixa etária da campanha de vacinação”, frisou o prefeito.

É importante lembrar que a prefeitura também presta total suporte para as pessoas que acabam contraindo a doença. Primeiramente, assim que diagnosticado, o paciente retira na farmácia central os medicamentos prescritos pelo médico. E durante o período que o paciente segue em tratamento, as agentes de saúde entram em contato diariamente para fazer a pesquisa quanto ao quadro clínico. Estes dados são inseridos no prontuário de cada paciente. “As agentes conversam diariamente para saber como cada paciente está neste período de tratamento, e ao menor sinal de agravamento do quadro os pacientes são orientados a procurarem o Hospital”, disse Mayara Grosskopf, coordenadora de saúde de Piên.

Casos confirmados

Diariamente a secretaria de Saúde acompanha o número de casos confirmados e de pessoas que já se recuperaram da doença. Até a última quinta-feira o município contabiliza 928 pessoas que tiveram infecção pelo vírus, das quais, 846 já foram recuperadas. Estão em acompanhamento 68 pessoas, e é importante destacar que estas pessoas obrigatoriamente precisam se manter em isolamento social, para evitar a proliferação da doença, uma vez que neste período o vírus segue ativo e com possibilidade de transmissão. Registramos também 41 pessoas que estão com suspeita da doença e aguardam o resultado dos exames.

15 Óbitos

Também foi registrado na quinta-feira mais um óbito. Uma mulher, residente em Trigolândia não resistiu às complicações da doença. Com 73 anos, ela estava internada na UTI do Hospital Angelina Caron, em Curitiba.