SBS – Educação debate retorno do ensino infantil

São Bento do Sul

O Comitê de Crise Covid-19 de São Bento do Sul voltou a se reunir nesta quinta-feira (29) e um dos assuntos tratados foi o retorno presencial dos estudantes de 0 a 3 anos de idade da rede municipal de ensino. A partir da próxima semana, a Secretaria de Educação, por meio dos diretores das unidades, fará um levantamento com assinatura de um novo termo de ciência dos pais dos alunos do maternal II (acima de 2 anos de idade).

Segundo o secretário de Educação, Josias Terres, a partir destas informações, na reunião da próxima semana, é que poderá ser projetada uma data para a volta dos alunos menores às escolas. Os pais serão orientados da opção de seu filho retornar presencialmente, estando ciente que não existem protocolos seguros que garantam proteção contra a Covid-19 no ambiente escolar para essa idade.

“Sendo assim, a SEMED, através de seus diretores das unidades, orientarão os pais/responsáveis que tiverem condições de manter seu filho de maneira remota/on-line para que mantenha nesse momento de pandemia. Pedimos que priorizem o retorno presencial para os filhos daqueles não tem com quem deixar, por diversos motivos”, explicou Josias.

Os pais serão orientados ainda que o retorno dos filhos nos CEIMs está condicionado a apresentação da carteira de vacinação que contenha a vacina da gripe em 2021. “Pois, em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, até o presente momento foi muito baixa a adesão das crianças vacinadas contra a gripe neste ano”, destacou o secretário.

Quanto aos servidores (professores, atendentes, auxiliares de serviços e demais servidores) que prestam atendimento ao maternal II, a diretoria de administração da Secretaria de Educação está organizando o retorno presencial a partir do dia 10 de maio, apenas para os que atuam com o maternal II. Os demais servidores que atuam nos berçários e maternal I serão reorganizados pelo setor administrativo em outro momento.

“Pedimos aos servidores que aguardem as reuniões que serão realizadas com os diretores das unidades educacionais entre os dias 3 e 5 de maio, para que possam esclarecer suas dúvidas”, falou Josias.

Quanto o retorno presencial dos profissionais da educação antes da vacina contra a Covid-19, o secretário explicou que outras cidades como por exemplo Jaraguá do Sul e unidades particulares inclusive de São Bento do Sul, retornaram às aulas desde o início do ano e dessa forma, com a tendência do retorno gradativo da educação infantil é inevitável na rede municipal de ensino.

Esporte recreativo

Na reunião desta quinta-feira também foi tratada sobre a liberação das atividades esportivas recreativas, através de portaria publicada pelo Governo do Estado, nesta semana. Ficou definido que, em São Bento do Sul, somente quadras abertas poderão funcionar. As quadras fechadas (indoor) seguem sem liberação.

Proprietários de estabelecimentos ligados ao esporte podem procurar a Fundação Municipal de Desportes (FMD) para saber detalhes sobre as regras, especialmente porque estão proibidas confraternizações antes e após os jogos.

Sinuca

Outro ponto discutido na reunião do comitê foi a liberação da sinuca nos estabelecimentos. Apesar da votação favorável pela comissão, a liberação passa a valer após a Prefeitura publicar o decreto com as regulamentações a serem cumpridas. O decreto será publicado nesta sexta-feira (30).