São Bento do Sul, 24 de março de 2019

11/01/2019 11:59

Inscrições para curso de informática financiado pelo FIA encerra hoje

Rio do Sul

O prazo para inscrição do curso gratuito ‘Cidadania.com – Construindo um Novo Caminho’ encerra nesta sexta-feira ( 11). A atividade é desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), executada pela Obra Kolping e financiada pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Rio do Sul. São 50 vagas de uma iniciativa que visa transmitir conhecimento técnico de informática, além de valores sobre postura no ambiente corporativo e relacionamento interpessoal. A certificação ficará a cargo do Instituto Federal Catarinense - IFC.

A assistente social da Obra Kolping, Patrícia Souza, lembra que este é o segundo projeto que a entidade encaminha para o CMDCA. No ano passado o mesmo curso contou com 43 concluintes. "Em 2018 foi estruturado cronograma que inclui conhecimentos de informática, inclusão, cidadania e foco em tecnologia. Já na edição que começa dia 12 de janeiro haverá ampliações. Iremos contar com a participação de três profissionais: psicólogo, assistente social e um profissional de área de gestão de tecnologia da informação”, explica.

O foco é inclusão do adolescente no mercado de trabalho. O uso da tecnologia irá funcionar como ferramenta para desenvolver novas habilidades ao adolescente. “Além disso, o curso contempla outros assuntos como ética, cidadania, políticas sociais de inclusão, cyberbullying, postura profissional e valores humanos. Todos os temas serão abordados para que o adolescente - de fato - se desenvolva e esteja apto ao mercado corporativo”, defende a assistente social.

Protagonismo Juvenil

“Cursos dessa natureza são uma forma de gerar conhecimento e desenvolvimento para a própria comunidade rio-sulense. É importante orientar quem está no início da carreira. São aprendizados gratuitos e de grande valia que serão usados na vida profissional”, opina a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Danielle Zanella. A ação acontece aos sábados, de manhã, durante seis meses. Serão 80 horas de formação dividida em dois módulos. Haverá oferecimento de vale-transporte e lanche aos participantes. O público-alvo é formado por jovens de 14 a 18 anos, independente do nível de escolaridade.

A iniciativa gratuita da capacitação surgiu da própria demanda percebida pela equipe técnica da Obra Kolping. "Notamos a dificuldade de uma parcela de jovens ingressar no mercado de trabalho, apesar de programas sociais específicos. E os que já estavam empregados apresentavam dificuldade de se manter na empresa. Os motivos são diversos, como: carência de conhecimento técnico, dificuldades de relacionamento interpessoal e baixo nível de alfabetização", argumenta Patrícia.

A instituição irá criar, ainda neste semestre, duas novas turmas: uma para eletricista residencial e outra para costura industrial. Ambas para pessoas acima dos 18 anos. Para se inscrever no Cidadania.com ou obter mais informações basta ligar para: (47) 3525-1715. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h. É necessário apresentar documentos pessoais como: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

  • Imprimir
  • Entrar em contato
  • Link:
Todos os direitos reservados Cezar Miranda