São Bento do Sul, 09 de dezembro de 2018

06/12/2018 08:23

Alunos se formam no Detru Educa

São Bento do Sul

Alunos dos 6º e 7º anos da Escola Básica Municipal Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger receberam os certificados de conclusão do Projeto Detru Educa, em cerimônia realizada na terça-feira à noite (4).

O evento iniciou com apresentação do vídeo institucional do projeto, que demonstrou algumas ações realizadas pelos alunos durante o curso. Na sequência, o diretor do Detru, Marcio do Prado Lima, destacou a importância do projeto e a sua execução para os estudantes. “Vocês receberam orientações de como proceder no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou motorista. Daqui a alguns anos vocês vão tirar suas carteiras de motoristas e já terão um início de como agir no trânsito. O trânsito é respeito, é ter o cuidado um com o outro”, disse.

Representando a Secretaria de Educação, a diretora de Programas e Projetos, Celina Cordeiro, parabenizou à direção da unidade pela adesão ao projeto. “Vocês tiveram a oportunidade de participar deste projeto porque a diretora e sua equipe solicitou. E tenho certeza que isso contribuiu muito para o aprendizado de vocês. Utilizem todo o conhecimento que tiveram neste projeto e o apliquem no dia a dia para preservar a vida de vocês e do próximo”, comentou.

“A nossa vida está cada vez mais agitada e cada vez mais necessitamos de muita atenção. Por isso, no trânsito é fundamental prestar atenção no que os outros estão fazendo e cuidar e respeitar as placas e sinais de trânsito. As estatísticas de acidente no Brasil são altas e muita coisa ainda precisa ser melhorada. Mas isso não vai ser de um dia para a noite. Enquanto isso, devemos nos preparar da melhor forma possível e este projeto faz isso. Parabéns a vocês estudantes e aos familiares pelo suporte”, comentou o vice-prefeito Marcio Dreveck.

Participaram também da formatura o secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves, a diretora da unidade, Claudinéia Andrzejewski, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Paulo Zwiefka, o diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, o vereador Marco Redlich, o idealizador do Projeto Detru Educa, Cassiano Ruthes, e agentes de trânsito.

Apresentações e sorteio

Durante o evento os alunos do 6º ano, Isaias Wolff Fagundes, e do 7º ano, Eduardo Lucachinski de Andrade, leram um registro de como foi o desenvolvimento durante o Detru Educa na escola.

A formatura contou ainda com apresentações do grupo de hip-hop com a dança “se beber não dirija”, e de fantoches com os alunos da EEB Orestes Guimarães, Sara e Samuel Winiarski.

A cerimônia encerrou com sorteio de uma bicicleta doada pela Lapaza Empreendimentos e um coquetel.

O projeto

Iniciado em 2017, o projeto é desenvolvido pelo Departamento de Trânsito Urbano (Detru), em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo promover a sensibilização sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas no trânsito.

Durante o projeto, encontros foram realizados onde os alunos participaram de aulas teórica e prática. Em sala de aula, os estudantes receberam orientações sobre sinalização básica, comportamento de pedestres e condutores, elementos de trânsito como lombadas, ciclovias e ciclofaixas, entre outros.

Após o conteúdo aplicado os participantes foram a campo observar as atitudes positivas e negativas dos condutores e pedestres e, com isso, desenvolveram estatísticas e construíram uma maquete para apresentação na escola.

Imagens relacionadas

Alunos se formam no Detru Educa
  • Imprimir
  • Entrar em contato
  • Link:
Todos os direitos reservados Cezar Miranda