Espeto

Educação

Após a posição contrária da Associação Empresarial – ACISBS, que inclusive foi até o prefeito Tomazini – PSDB, entregar oficialmente sua posição, a secretaria de educação, através do secretário, professor Josias Terres, divulgou uma nota oficial sobre a decisão.

Educação II

Segundo o secretário de Educação, Josias Terres, a decisão pela antecipação do recesso escolar aos alunos da rede municipal está diretamente ligada à questão de saúde de todos, pois nos últimos dias houve aumento significativo de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, inclusive com diversos óbitos sendo registrados no município.

Educação III

“No entanto, podemos garantir essas medidas apenas dentro do ambiente escolar, mas passando do portão para fora da escola a realidade já é totalmente outra. Por isso, precisamos da conscientização de todos os munícipes, para que as atitudes contra a Covid-19 ocorram em todos os locais, partindo das ações de cada um em prol do benefício da coletividade”, destaca Josias.

Educação IV

Para conhecimento de todos segue os últimos acompanhamentos de registros relacionados aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 na Rede Municipal de ensino: Quinta-feira dia 25/03- 235 registros; Sexta-feira dia 26/03 – 287 registros; Segunda-feira 29/03 – 301 registros; terça-feira 30/03 – 321 registros e na quarta-feira 31/03 – 354 registros.

Agradecimento

Nesta quarta-feira (31), o prefeito Antonio Tomazini reuniu- se reuniu com as equipes da Fundação Cultural e do Departamento de Turismo, onde fez questão de parabenizar aos servidores pela decoração da Páscoa em São Bento do Sul. “A decoração está muito bonita. Parabéns a todos os envolvidos. Servidores, comércio, empresas, comunidade. Isso não seria possível sem a colaboração de todos”, disse Tomazini.

Agradecimento II

A Praça Jardim dos Imigrantes recebeu uma decoração especial. Uma osterbaum com aproximadamente 2 mil ovinhos decorados chama a atenção. As casquinhas foram doadas pela comunidade. Também na praça, coelhos e ovos gigantes foram instalados pelas equipes da Fundação Cultural e do Departamento de Turismo. A Casa do Coelho também é um dos atrativos do local. A decoração se espalhou ainda pelo calçadão. A ação contou com diversos apoiadores.

Silêncio

Depois de muita polêmica sobre possíveis mudanças no trânsito no anel central da cidade de São Bento do Sul, parece que aquela meia dúzia que gritava, perdeu o fôlego. Em compensação essas desgraças dessas tartarugas, continuam por aí, deslocando pneus e deixando os motoristas à beira de um ataque de nervos.

Dança das cadeiras

Na rádio corredor, do velho prédio da prefeitura de São Bento do Sul, na Rua Jorge Lacerda, continuam as especulações – De que a atual chefe de gabinete, Simone Willemann, deve mudar de cargo, o atual secretário de administração, Heráclio Steinbach, também deve ser trocado.

Dança das cadeiras II

E ainda que o novo procurador, depois que Álvaro Skiba pegar o ônibus para Capanema, deve vir de fora do quadro de efetivos. E tem gente garantindo que será uma escolha acertada de Tomazini, pois, supostamente é um advogado com experiência e competente. Mas é melhor esperar um pouco para comemorar. O atual advogado e assessor Luiz Novaski, jura que não aceitaria ser o procurador.

Macabro

Os xiitas do PP, principalmente os de penacho nobre e com diplomas de advogados, nem estão dormindo, só na expectativa de que o julgamento do agravo de instrumento impetrado pelos advogados de Tomazini seja derrubado.

Macabro II

Mas pelo que pude apurar está em andamento um dossiê sobre as supostas barbaridades e improbidades praticadas pela gestão Magno Bollmann, Márcio Dreveck e companhia. A coisa vai ficar feia e interessante. O presídio precisa ficar pronto logo, para as famílias ficarem mais perto para fazer visitas. HOHOHOHOHOH!

Música e cultura

A Casa da Cultura, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campo Alegre está com matrículas abertas para aulas de música no formato online. Inicialmente são 46 vagas divididas entre aulas de violão e teclado. As aulas terão 45 minutos de duração, e acontecerão de segunda a sexta feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ciclismo

A Fundação Municipal de Esportes de Rio Negrinho está preparando o regulamento do Campeonato Municipal de Ciclismo. A competição foi elaborada pela equipe da FME e foi oferecida aos ciclistas em quatro etapas, todas respeitando os decretos e portarias relativos à pandemia do novo coronavírus.

Ciclismo II

Por conta dessas restrições, a equipe optou por organizar o campeonato através de registros pelo aplicativo Strava. Conforme Marco Aurélio Bastos Leite, diretor-presidente da FME, as inscrições encontram-se abertas a partir de hoje. “Os interessados devem acessar o site da FME (fmerionegrinho.sc.gov.br) e clicar na competição, selecionando a sua categoria”, explicou. As inscrições seguem até o dia 21 de abril e o congresso técnico será realizado em 22 de abril, às 19h, através do aplicativo Google Meet.

Transparência

Santa Catarina terá um Portal da Transparência exclusivo para as Escolas Públicas Estaduais. O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB), foi aprovado na sessão desta quarta-feira (31) da Assembleia Legislativa. Conforme Ada, cada escola prestará informações importantes sobre as atividades que oferece, os recursos que recebe e os investimentos que realiza, ampliando o relacionamento entre as unidades escolares e a comunidade.

Transparência II

“Transparência pública é a chave para combater a ineficiência e a corrupção. Eu pergunto, pai, mãe, jovem, você tem acesso a todas as informações do que acontece dentro da sua escola? Com esse projeto, todos nós iremos saber. A sociedade terá acesso a tudo de bom que acontece dentro dos muros escolares, mas, também, sobre o que precisa melhorar”, afirmou Ada.

Positivo

O último dia do mês da mulher foi histórico para as catarinenses. Foi assinado ontem, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, o termo de cooperação para formalização do Observatório Estadual da Violência Contra a Mulher (OVM-SC). A Assembleia catarinense assume o protagonismo, sendo a primeira do Brasil a implantar e organizar um programa neste sentido.

Positivo II

Aprovado por lei estadual desde 2015, o observatório ainda aguardava regulamentação. Com a implementação, Santa Catarina passa a ter um programa de monitoramento, registro e análise de dados relacionados à violência contra mulheres e meninas, necessário para embasar a proposição de políticas públicas de enfrentamento. O trabalho será realizado em uma sala no piso térreo do Palácio Barriga Verde, com profissionais e equipamentos cedidos pela Alesc. A Universidade Federal de Santa Catarina também ofertará recursos humanos.