RN – Saúde vai receber mais 350 vacinas contra Covid

Rio Negrinho

A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho receberá mais 350 doses da vacina contra o coronavírus. A aplicação inicia na segunda-feira, ainda no primeiro grupo contemplado pelo Plano Estadual de Vacinação. Até o momento já foram aplicadas 691 vacinas no município.

Rafael Schroeder, secretário de Saúde, explica que essas novas doses já possuem destino. “Serão para a segunda dose aos que tem mais de 90 anos, doses aos profissionais de saúde que ainda não receberam o imunizante e para os idosos de 85 a 90 anos, que serão vacinados em casa”, disse.

As unidades também contemplarão idosos entre 80 e 84 anos que estão acamados. “As unidades entrarão em contato para agendamento. Os idosos, que são atendidos pela unidade de saúde do bairro, a equipe vai na casa fazer a vacina. Tanto aos acima de 85 quanto nos acamados. Os que o Posto Central atendem e são acamados, o pessoal vai na casa. Os demais é preciso entrar em contato e agendar”, frisou Fernanda Alexi, coordenadora da Atenção Primária.

Como um frasco da vacina vem com 10 doses, é preciso organizar um esquema de vacinação que atinja 10 pessoas por vez. “O frasco vem com 10 doses, então é preciso fazer escala para não perder a vacina”, ressaltou Rafael.

Quem já recebeu a dose?

Primeira dose (484 vacinados)

– 33 idosos em instituição de longa permanência

– 401 profissionais da área da Saúde

– 50 idosos acima de 90 anos

 Segunda dose (207 vacinados)

– 33 idosos em instituições de longa permanência

– 174 profissionais da área da Saúde