Cezar Miranda

Notícias e os bastidores políticos de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho
Espeto

Quiriri

O prefeito Antonio Tomazini, assumiu ontem a presidência do Consórcio Quiriri, mas primeiro disse que vai se inteirar sobre o seu papel, ressaltando, porém, que vai se empenhar. Sugiro que consiga contratar pelo menos um geólogo e um engenheiro ambientalista.

Quiriri II

O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, tomou posse nesta terça-feira como vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri. A reunião, realizada de forma online, contou com a presença dos prefeitos das cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Campo Alegre, além da secretária executiva do Consórcio e da imprensa. Cristiana Hastreiter, secretária executiva do Consórcio Quiriri, citou que a instituição foi fundada em 1997, pautada sempre nas questões integradas dos quatro municípios, principalmente em relação ao turismo e ao meio ambiente. “Em breve vamos nos reunir com os prefeitos para escutar deles quais são as ações e para manifestarem o que acham bom para o desenvolvimento da nossa região”, disse ela.

Chiados!

E continuam os chiados na diretoria de comunicação da administração Tomazini e Tirso. O titular Marco Lemos, continua afirmando aos representantes da imprensa, que “se não mudarem as coisas”, vai sair. Mas nos bastidores o fato é que ele parece que bateu de frente com um tucano de penacho nobre. E nessa peleia, com certeza o bicudo deve vencer.

Pires na mão

E o prefeito Tomazini deve fazer a primeira viagem para Brasília, onde vai passar o pires na busca de recursos, nos gabinetes dos deputados e senadores e ministérios. Pois bem! Se não for, eles também não aparecem bater na porta oferecendo dinheiro. Só que sem bons projetos a viagem fica apenas para o contribuinte pagar a conta.

Tudo de novo!

E com novo prefeito em São Bento do Sul, também foram desengavetados os projetos para a revisão do plano diretor, geoprocessamento e outras ações para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana na cidade. Espero que desta vez, a coisa aconteça. E que não vire o blá-blá-blá de sempre.

Planejamento

E aproveitado o ensejo, lembro que a palavra de ordem do então vereador e hoje vice-prefeito, Dr. Tirso, sempre foi o planejamento no setor público. Agora ele está com o queijo e a faca na mão para finalmente criar o instituto de planejamento, senão ficaremos na mesmice.

Retretas

E hoje inicia as famosas Retretas de Verão. Mas devido a pandemia, a Fundação Cultural informou que o evento será realizado a “Retreta on line” por meio das redes sociais da Prefeitura de São Bento do Sul. O evento começa às 20h30 e terá uma hora de duração com apresentação direto da Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Borrachudos

Equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Centro de Vigilância à Saúde estiveram reunidos nesta terça-feira (16), para tratar sobre uma infestação de borrachudos que está ocorrendo nos bairros Rio Vermelho Estação e Rio Vermelho Povoado e região.

Borrachudos II

Por conta disso, a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Silvana M. Bianco Bauer, muitos relatos da comunidade têm chegado ao centro de vigilância sobre o aumento dos insetos na região. “Por conta disso, resolvemos reunir as equipes para iniciarmos um mapeamento dos pontos críticos desses criadouros, dando prioridade nas áreas onde existam acúmulos de galhos, folhas, troncos, entre outros locais onde há maior probabilidade de proliferação desse inseto. A Secretaria de Vigilância Sanitária faz o controle desse inseto utilizando larvicida em pontos estratégicos”, explicou.

Investimento

Na sexta-feira (12/02) o empresário Alex Caprini representante da JBS sócio proprietário da empresa Granja Caprini apresentou aos vereadores de Rio Negrinho, um pedido de apoio ao projeto de instalação de uma matriz de frangos de corte no distrito de Volta Grande. Esse projeto de lei terá apoio do poder público municipal e em breve será votado em plenário. O apoio basicamente é de cessão, em comodato, do terreno da municipalidade. A instalação dessa unidade vai gerar muitas vagas de trabalho para a comunidade.

Sem greve

Em votação na noite desta terça-feira (16), os professores da rede pública estadual de ensino decidiram não paralisar as atividades em Santa Catarina. Na última sexta eles chegaram a votar a favor de um estado de greve, mas acabaram voltando atrás.

Desafio

Mas com o novo Decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, onde expande para 100 a ocupação nas salas de aulas, será mais um desafio para o secretário de educação de São Bento do Sul, Josias Terres, que tem trabalhado arduamente com sua equipe.

Acidente

O meu amigo, advogado e hoje presidente da Câmara de Papanduva, vereador Cezar Santos, o Cezinha – PP, sofreu nesta segunda-feira, um acidente automobilístico na BR-116, em Monte Castelo, ele e sua filha sofreram algumas escoriações. Desejamos melhoras.

A lá LHS!

Hoje estão no governo de Carlos Moisés os quatro dos maiores partidos de Santa Catarina – MDB, PP, PSD e PSL – na administração estadual. A bola da vez para Moisés da Silva é o PSDB. Pra fechar o quinteto partidário. Se o governador conseguir essa façanha, ele isola o senador Jorginho Mello, que pilota do PL e candidatíssimo ao governo em 2022. Mas se Moisés conseguir trazer os tucanos, vai superar Luiz Henrique da Silveira, que tinha famosa tríplice aliança, cuja edição na época tinha o PSD, MDB e PSDB, menos o PP.

Maioria

Como escreveu Alexandre Garcia – “No senado americano, Trump livrou-se do impedimento porque não foi atingida a maioria legal de 67 votos. Faltaram 10 votos. Ele não havia sido reeleito presidente porque lhe faltaram votos. A medida da democracia são os votos. Lira e Pacheco foram eleitos na Câmara e no Senado fazendo mais do que o dobro do adversário mais próximo. A autonomia do Banco Central, desejada há 30 anos, foi alcançada por 339 votos contra 114. Quem quer a autonomia é três vezes maior que quem não quer. Bolsonaro foi eleito presidente com quase 58 milhões de votos – 10 milhões 757 mil votos a mais que seu adversário. Democracia é voto. É a soma que decide quem será a maioria que decide. Por isso o voto é sagrado. E cada voto singular é sagrado, porque um voto sempre é o decisivo; os demais são sobra.”

NOTA DE AGRADECIMENTO

O SINDICATO, superadas as formalidades legais exigidas, vem a público agradecer o apoio e o comprometimento empreendido pelas autoridades públicas de São Bento do Sul e Campo Alegre, notadamente os Excelentíssimos Prefeitos Municipais Sr. Antonio Joaquim Tomazini e Sra. Alice Grosskopf, bem como os nobres vereadores de ambas as Casas Legislativas, em implementar a revisão inflacionária dos salários de nossos servidores, salários esses que se encontravam absolutamente defasados em razão do constante aumento dos preços dos bens de consumo ocasionado pela inflação – no caso de São Bento do Sul, desde 2019.

Agradecemos também aos servidores públicos municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre, pela incansável dedicação em servir à coisa pública e aos cidadãos, especialmente em tempos tão desafiadores e adversos, aprontando-se na linha de frente da pandemia que nos assola.

Continuaremos buscando a preservação de nossos direitos, sendo certo que muitas outras reivindicações ainda necessitam ser resolvidas em prol da constante valorização e aprimoramento dos serviços públicos municipais. Juntos somos mais fortes!

Atenciosamente,

EDEMILSON BENEDITO DE ASSIS

Presidente do Sindicato do Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Região