Cezar Miranda

Notícias e os bastidores políticos de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho
Espeto

Comitê de crise

O Comitê de Crise do Covid-19 em São Bento do Sul, esteve reunido ontem. Na pauta esteve a discussão do plano de fiscalização para abertura do Ecoparque do Samae. O plano, que ainda está sendo elaborado, será apresentado para os membros do comitê e na próxima semana deve entrar em votação para aprovação, e assim que aprovado o parque será liberado para a população. Além disso, também foi discutido sobre o Plano de Contingência Municipal de Educação, onde prevê as diretrizes sanitárias para o transporte de alunos das escolas públicas e privadas.

Comitê de crise II

Neste momento o Comitê está focado em resolver as novas medidas com cautela, analisando e dialogando com membros de diversos segmentos. Na próxima semana será realizada uma reunião com os representantes do segmento de eventos sociais, e assim buscar alternativas para futuras flexibilizações.

Comitê de crise III

A secretária de Saúde, Carmen Regina Binotto, também destacou o número de atendimentos realizados na Central de Covid, onde desde o início do ano foram 1.258 atendimentos de pacientes com síndrome gripal. Também, nesta segunda-feira, duas equipes volantes estiveram vacinando os profissionais da saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Covid, assim como os motoristas da pasta e do SAMU. Foram recebidas 390 doses que atenderão 1/3 dos trabalhadores de toda a rede de saúde do município.

Buracos

E as chuvas continuam não dando trégua na região. Aqui em São Bento do Sul, as ruas que já estavam esburacadas, viraram um caos. Na Avenida dos Imigrantes, além das poças de água os buracos que apareceram são muitos.

Buracos II

E o pior está nas ruas sem pavimentação, entre elas o acesso ao Loteamento Alpestre. Mesmo que a secretaria de obras esteja tentando ajudar, a comunidade tem que ter muita paciência.

Apoio

Muitas pessoas da cidade com quem eu conversei estão torcendo para a recuperação do prefeito de São Bento do Sul, Dr. Tomazini – PSDB. Esta semana ele já despachou em seu gabinete, para a alegria dos servidores e lideranças do partido.

Reajuste

O presidente sindical dos servidores, Edmilson Assis, iniciou esta semana as discussões sobre o reajuste dos servidores municipais. Na primeira conversa com a prefeita de Campo Alegre, ele justificou que o reajuste das perdas dos últimos 12 meses, sem ganho real, é sim possível utilizando a autorização do Tribunal de Contas. “Gostaríamos de pedir mais, mas a Lei no momento não permite. O índice permitido seria do IPCA, que em dezembro foi de cerca de 4,5% e não deve variar muito agora em janeiro, mês base do reajuste”, explicou Edemilson, lembrando que este deverá ser o mesmo caminho em São Bento do Sul.

Alerta

A Defesa Civil de Rio Negrinho segue monitorando o nível do rio que corta a cidade. Na medição na régua do Samae, às 4h apontava para 3,11 metros e às 5h para 3,13 metros. Já às 6h o número passou para 3,15 metros.

Alerta II

Vale lembrar que o nível de alerta é de 3,5 metros. Já o nível de emergência é de 4 metros. Para acompanhar o nível do rio e as condições climáticas basta acessar o site da Prefeitura de Rio Negrinho (www.rionegrinho.sc.gov.br), clicar em Defesa Civil e selecionar a opção desejada.

Salvo

Deputados revogaram a prisão e o afastamento do presidente do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia – PSD. Foram 30 votos a favor, três contra e duas abstenções, além de três ausências. Por estar afastado, Julio Garcia – PSD não participou da sessão, e o vice-presidente, Mauro de Nadal (MDB), que presidiu os trabalhos, não votou.

Salvo II

Resta saber qual será a repercussão sobre esse resultado, com certeza o desgaste vai ser grande. E ano que vem a maioria dos deputados serão candidatos à reeleição. Agora vamos esperar os próximos passos no âmbito judiciário. O nosso deputado Silvio Dreveck votou a favor da revogação.

Agulhas

O Governo do Estado recebeu 8,5 milhões de agulhas que serão usadas nas campanhas de vacinação ao longo de 2021. A entrega foi realizada nesta quinta-feira, 21, no almoxarifado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, na Grande Florianópolis. A compra foi realizada em um pregão pela Secretaria de Estado da Saúde.

Agulhas II

O secretário da pasta, André Motta Ribeiro, salienta que o Estado possui quantitativo suficiente de seringas e agulhas para realizar as primeiras fases da vacinação contra a Covid-19 assim que receber mais doses do Ministério da Saúde.