Cezar Miranda

Notícias e os bastidores políticos de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho
RN – Prefeitura publica novo decreto de enfrentamento a Covid-19

Rio Negrinho

A Prefeitura de Rio Negrinho publicou novo decreto na noite desta terça-feira visando o enfrentamento do coronavírus no município. Dentre as novas medidas, o documento reduz a capacidade de público nos estabelecimentos para 30%.

Logo pela manhã desta quarta o prefeito Caio Treml, juntamente com o vice-prefeito Pablo Ribeiro e o secretário de Saúde Rafael Schroeder, esteve reunido com o 1º Tenente Cleverson Kalil de Souza, comandante da Polícia Militar em Rio Negrinho, e com o delegado Rubens Passos de Freitas, da Delegacia de Polícia Civil do município. O objetivo da conversa foi a união de esforços para fiscalizar os espaços e os moradores da cidade.

Caio citou a situação gravíssima em que a região se encontra, conforme dados do Governo do Estado. “Estamos bem preocupados porque o pessoal esqueceu o que é a Covid. Não vamos pensar em fechar o comércio, mas vamos precisar da ajuda de vocês na fiscalização. Eu estava no hospital cuidando da ala da Covid e sei como é. Não é brincadeira”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Saúde propôs uma união de esforços entre o Poder Público e as autoridades. “Sugerimos que toda irregularidade que for encontrada seja feito um boletim de ocorrência e encaminhado à Vigilância Sanitária. Aí nós montamos um processo administrativo baseado no decreto”, explicou Rafael.

Tanto o representante da Polícia Militar como o da Polícia Civil se mostraram à disposição para intensificar a fiscalização no município.

Alterações do decreto

A principal alteração no novo decreto está na redução da ocupação dos estabelecimentos, passando para 30% da lotação máxima. A medida é válida para restaurantes, bares, comércios, salões de beleza, academias, cultos e etc. Vale ressaltar que ainda é preciso disponibilizar álcool em gel aos clientes, bem como da obrigatoriedade da máscara e do distanciamento.

Sobre os eventos, estão liberadas apenas as competições esportivas profissionais, porém sem a presença do público. As atividades esportivas de lazer, como futebol, seguem suspensas. Já as práticas sem contato, como poker, truco, motociclismo e etc., estão liberadas.