Cezar Miranda

Notícias e os bastidores políticos de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho
JS – Samae promove ações online para marcar a Festa Anual das Árvores

Jaraguá do Sul

O Samae de Jaraguá do Sul inicia nesta semana mais uma série de palestras online de educação ambiental. A ação faz parte das comemorações da Festa Anual das Árvores, transcorrida em setembro, mas, cujos conteúdos não foram publicados em função da legislação eleitoral.

Tradicionalmente, o Samae promovia ações diretas com a comunidade, em escolas, parques e praças. Em 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, estas atividades tiveram de se adequar para as plataformas online, assim como ocorreu com as aulas do Proeva.

A partir desta semana até o começo de fevereiro de 2021, as pessoas poderão assistir aos vídeos produzidos pelos servidores da Coordenadoria de Qualidade e Meio Ambiente, pelas redes sociais do Samae YouTube e Facebook. Palestras, dicas, oficinas e outras abordagem sobre meio ambiente, reciclável e reaproveitamento, fazem parte do material.

A primeira publicação é uma palestra com o tema “A importância das árvores para os ciclos das chuvas e seus benefícios”, e já está disponível nestes links: https://youtu.be/LrGEdCqZqBk (YouTube) e https://fb.watch/1SdtGBZZAw/ (Facebook).

Novos conteúdos serão postados ao menos duas vezes por semana. Para facilitar a visualização, você pode seguir as redes sociais do Samae e solicitar para ser notificado no momento em que houver novidades. “É uma forma que encontramos para oferecer conteúdo de qualidade e que pudesse abranger o maior número de pessoas possível. Neste período de pandemia e isolamento social, é um excelente material para as famílias assistirem, pois possuem uma linguagem de fácil entendimento tanto para adultos quanto para crianças”, avalia a presidente do Samae, Ana Carolina B. Silveira Figur.

Os conteúdos abordados nas próximas postagens são os seguintes: Dicas do Samae Móvel “Vasos decorativos com vidros”; “A importância das redes sociais em defesa do meio ambiente”; Teatro de Bonecos “As meninas e a árvore cansada”; Dicas do Samae Móvel “Enfeites de Natal”; “Educação Ambiental na Gestão das Águas – Prevenir para não faltar” – Fundamentos; Depoimentos de Alunos do PROEVA – homenagem aos 15 anos do Programa; “As mudanças climáticas e a importância da mata ciliar para a conservação dos rios”; Oficina de arte “Construção de Puff com pneu reaproveitado”; Cine Ambiental, uma análise sobre o filme “O homem que plantava árvores”; “Educação Ambiental na Gestão das Águas – Prevenir para não faltar” – Recursos Hídricos e Projetos de Educação Ambiental; Dicas do Samae Móvel “Material Escolar”; Como posso ajudar?; Palestra com o tema “A importância das florestas nativas e o programa de revitalização”; Contação de História; Palestra com o tema “Educação Ambiental na Gestão das Águas – Prevenir para não faltar” – Recursos e Metodologias; Dicas do Samae Móvel “Embalagens de Confeitaria”.